domingo, 20 de setembro de 2009

Esporão de galo



Quem vive, como dizem os populares, no ‘‘salto alto’’ ou, talvez, com a ‘‘cabeça nas nuvens’’, sem o contrapeso bem assentado em sua base, deveria tentar aterrizar. Fincar os pés no chão é um exercício simples e essencial para se entrar em contato com o mundo real, com a realidade, e poder caminhar, seguir em frente. Os pés são os responsáveis pela sustentação e por darem movimento à vida. As pessoas, não importa o sexo ou idade, que reclamam de dores nestes membros por os julgarem inferiores, esquecem, muitas vezes, do quão importante é olhar e cuidar dessa parte do corpo. A sensação de falta de suporte é descrita como dolorosa e desagradável, conforme os acometidos por problemas nessa região.


A fáscia é uma faixa apertada de tecido conjuntivo fibroso denso que prende do calcâneo à base dos dedos do pé (viga para a manutenção do arco longitudinal medial). O tendão de Aquiles também se prende no calcâneo. Se o tendão está muito tenso, há uma redistribuição ao longo da fáscia. Se seu pé aplaina ou fica instável durante tempos críticos no andar ou ciclo corrente, o arco dobra puxando a fáscia plantar. Muita tensão pode rasgá-la. Isto resultará em dor e inchaço possivelmente. Quando isso acontece próximo ao osso este pode tentar se curar produzindo osso novo. Isto resulta no desenvolvimento de um esporão de calcâneo. Sem a espora a condição é chamada de fascite plantar.
A melhor maneira de prevenir o aparecimento do esporão é prestar atenção especial aos impactos gerados na região, no momento do contato do pé com o solo. Estes podem causar uma reação do solo que pode chegar a três ou quatro vezes o peso corporal do indivíduo.

Os tratamentos incluem o uso de antiinflamatórios, medidas fisioterápicas, exercícios de alongamento da fáscia plantar e musculatura da panturrilha, uso de calçados com sistemas de amortecimento ou palmilhas de silicone e órteses (aparelhos) de uso noturno para manter a fáscia alongada. Os tratamentos podem levar um bom tempo (de 6 a 18 meses), para se efetivarem. Por isso, neste período, recomenda atenção e diminuição dos impactos nesta região, mais complicado para os praticantes de atividades físicas.

Um comentário:

  1. Será que pessoas com encurtamento dos mm tibial anterior e fibular longo, fibular curto e fibular terceiro têm tendência ao esporão de galo?

    ResponderExcluir