segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Fisioterapia Respiratória em Pacientes Gestantes

A gravidez é o início de uma modificação corporal onde o útero inicia um processo de expansão que ocasiona aumento das curvaturas ósseas, principalmente, a curvatura lombar e o complexo ósseo do quadril. A coluna e a sua função de eixo de sustentação vão sofrer o impacto do peso anterior desenvolvido pela "barriga em expansão" e isto leva uma desarmonia das cadeias musculares. A cadeia muscular anterior vai sofrer um processo de estiramento enquanto que, a cadeia posterior ficará sob estresse de tensão muscular constante. Isto pode determinar lassidão dos ligamentos vertebrais bem como, rotação das vértebras e, por conseguinte, imobilizar os nervos.


A circulação sangüínea também é outro problema presente, principalmente, do ponto de vista venoso. O retorno sangüíneo vai sendo prejudicado progressivamente ao longo dos noves meses. O peso da barriga faz com que os vasos sejam comprimidos, dificultando o retorno e propiciando edemas distais (peri-maleolares) e assim, formação de varizes devido a estase venosa formada.


A fisioterapia respiratória em pacientes gestantes, através de seus procedimentos tem como objetivo: uma melhor ventilação alveolar, otimização da complacência pulmonar, redução da resistência das vias aéreas e manutenção da integridade muscular respiratória, além de cuidar do corpo com suas estruturas em transformação durante nove meses e mais, proporcionar segurança e conforto emocional

Nenhum comentário:

Postar um comentário