segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Doenças cardiacas

O que são doenças cardíacas?

O que a maioria das pessoas considera como doenças cardíacas são, na verdade, aterosclerose – um acúmulo de gordurosos (denominados placas) nas paredes das artérias. À medida que a placa cresce, obstrui o fluxo sangüíneo que transporta oxigênio e nutrientes para todo o corpo. As pequenas artérias que atravessam o coração e são responsáveis por sua nutrição sangüínea são particularmente suscetíveis ao acúmulo de placas. Se houver bloqueio de qualquer uma delas, pode haver um infarto.

Causas das doenças cardíacas

A causa primária da aterosclerose (doenças cardíacas) é o alto nível de colesterol no sangue. O colesterol LDL (“mau”) adere às paredes da artéria, e esse acúmulo acaba levando ao crescimento da placa. Hipertensão arterial, tabagismo, estilo de vida sedentário, obesidade e estresse também podem contribuir para a formação de placas, assim como para a redução da capacidade das artérias de se dilatarem ou contraírem quando necessário.

Na juventude, os homens estão sob maior risco de desenvolverem doenças do coração do que as mulheres, devido ao efeito protetor do estrogênio no coração. Entretanto, após a menopausa, as mulheres são tão suscetíveis a doenças do coração quanto os homens.

O que se você pode fazer no combate a doenças cardíacas?

• Siga uma alimentação pobre em gordura, principalmente em gordura saturada.
• Inclua pelo menos cinco porções de frutas e vegetais em sua alimentação diária.
Coma grandes quantidades de fibras solúveis (aveia, feijões, frutas cítricas).
• Coma, duas vezes por semana, salmão, atum, sardinhas ou outro peixe gorduroso.
• Exercite-se por no mínimo 30 minutos diariamente.
Não fume. Nada repara os danos circulatórios causados pelo tabagismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário