segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A melhor forma de assimilar conhecimento

Você sabe qual é a melhor forma de assimilar conhecimento? Quando você precisa estudar sobre algum assunto, o que você procura primeiro? Um livro, uma pessoa para explicar, tenta aprender sozinho usando sua própria lógica ou tudo junto?

Existem várias formas para se aprender alguma coisa (seja o que for), mas sempre tem uma forma que é mais eficiente que todas as outras nos fazendo entender e aprender muito mais rápido. Eu, por exemplo, não consigo aprender apenas lendo livros. O método que mais funciona comigo é ler sobre o que eu quero aprender e depois parar para entender e fixar melhor o que foi lido. Conversar com outras pessoas e realizar testes (dos mais variados) também faz parte apesar de não ser o foco.

Saber qual é a forma que te permite aprender mais rapidamente vai te ajudar muito. Temos uma redução considerável de horas de treinamento e estudo se nós já soubermos como fazer isso.

Logo abaixo, estou citando os principais tipos de memória. Sabendo onde você se encaixa, você poderá dar um foco maior às atividades correspondentes. Leia, entenda e descubra qual se aplica a você.

Memória visual

Os nossos sentidos estão íntimamente relacionados à eficiência do nosso aprendizado. A visão é um dos sentidos mais utilizados para aprendermos sobre algo.

Quando estamos estudando para uma prova, por exemplo, é muito comum guardarmos a informação em forma de imagem. Quando precisarmos responder uma questão da prova, iremos buscar a imagem da página do livro ou do quadro negro onde lemos a informação necessária. Iremos lembrar vários dados do local físico onde estudamos tal como cor da letra, a fonte da letra, localização da informação, imagens laterais, etc.

Considero esse tipo de memória uma das mais eficazes para guardar informações pois armazenamos a informação que desejamos e também informações paralelas.

Memória auditiva

A memória auditiva é usada quando você ouve uma palestra, por exemplo. Nesse caso, as informações passadas pelo palestrante são melhor assimiladas pelo seu cérebro pois estão associadas ao entendimento do que foi dito (já que o palestrante está lá para te fazer entender e não para apenas jogar informações na sua mente).

Tal como a memória visual, você armazena junto com a informação desejada, outras informações físicas paralelas. Voltando ao exemplo da prova, para lembrar a resposta de uma questão, você pode recorrer à memória auditiva para lembrar do que um professor falou durante a aula. Você também irá lembrar da voz, da entonação, do sentimento que você teve ao ouvir, etc.

Memória empírica

Bom, primeiramente você sabe o que é empirismo?

“Na filosofia, Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas (ou principais) formadoras das idéias, discordando, portanto, da noção de idéias inatas.”

A memória empírica é também chamada de “experiência de vida”. É aquela memória que vem de alguma experiência (boa ou ruim) sofrida por uma pessoa. Quando você passa por uma situação de vida que é importante de alguma forma, você vai se lembrar facilmente dela. Esse tipo de memória normalmente não podemos controlar pois não controlamos quando iremos passar por alguma dessas experiências. O que podemos fazer é tirar o máximo de proveito possível pensando nos pontos altos e baixos do que aconteceu.

Existem outros tipos de memória mas eu resolvi citar apenas os mais comuns. Você se encaixa em algum desses tipos acima?

Nenhum comentário:

Postar um comentário