quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O QUE É FISIOTERAPIA?!?

A fisioterapia é uma ciência que utiliza uma fundamentação sistematicamente estudada e estabelecida através de métodos científicos próprios. Essa fabulosa ciência atua hoje nas demais diferentes áreas com técnicas, metodologias e abordagens especificas que tem o objetivo de sanar, minimizar e principalmente prevenir as mais variadas afecções.
Além disto, a complexidade da profissão reside na necessidade do entendimento global da fisiologia, anatomia, semiologia do homem, baseado na biofísica, bioquímica, cinesiologia, biomecânica e outras ciências básicas. A Fisioterapia possui um corpo próprio de conhecimentos, uma metodologia própria de intervenção, privativa do fisioterapeuta, ficando a critério do mesmo a ordenação, intervenção, consulta e alta fisioterapêutica.

PREVENÇÃO
A prevenção é a primeira atribuição da Fisioterapia. Nesse caso, é fundamental o trabalho de conscientização, ou seja, a tarefa de alertar e orientar o paciente sobre a necessidade de adotar procedimentos adequados em certas situações.

CURA:
Outra atribuição da Fisioterapia está ligada à cura. Tem por objetivo devolver os movimentos perdidos depois de uma doença em que a pessoa ficou um longo tempo imobilizada. A Fisioterapia curativa está mais ligada à área ortopédica.

REINTEGRAÇÃO
Reintegrar a pessoa à sociedade é outro objetivo da Fisioterapia. É a chamada reabilitação. Estimulação do potencial neurológico em pessoas que sofreram seqüelas irreversíveis (perda de membros, lesões neurológicas).

AS "ARMAS"!
Os recursos da Fisioterapia previnem, curam e reabilitam. Para que o especialista escolha os que serão utilizados, ele terá de analisar não só a doença ou a patologia que deu origem ao problema. Mas também como a pessoa estará reagindo ao estimulo da Fisioterapia. Conheça os mais conhecidos recursos da Fisioterapia à sua disposição.

Cinesioterapia: Terapia por movimentos. São exercícios que têm como objetivo trabalhar articulações e musculatura.

Eletroterapia: Terapia com aparelhos elétricos, como o ultra-som. Facilita a recuperação dos tecidos lesados.

Mecanoterapia: Terapia com aparelhos mecânicos para fortalecer a musculatura.

Massoterapia: Terapia pela massagem. A manipulação dos tecidos e músculos do corpo estimula a circulação, a mobilidade e a elasticidade.

Hidroterapia: Terapia feita dentro da água. Utiliza exercícios para articulações e músculos.

Crioterapia: Emprego de gelo como terapêutica, geralmente em aplicações localizadas para tratamento de contusões e luxações.

Termoterapia: Tratamento com aplicação de calor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário