quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Fisioterapia na Neonatologia


Dentre as várias áreas de atuação da fisioterapia na UTI Neonatal, a mais utilizada é para a prevenção e tratamento das doenças respiratórias; nos recém nascidos pré termo, a respiração é predominantemente nasal, as vias aéreas são mais estreitas, há menor número de alvéolos, deficiente ventilação alveolar colateral, reduzida quantidade de surfactante alveolar, o músculo diafragma tem menos fibras musculares fadigo - resistentes e há pouca tosse. Assim, esses fatores podem contribuir para que, as crianças internadas nos centros de terapia intensiva fiquem mais susceptíveis a adquirir infecções ou apresentar outras complicações.
Os principais objetivos da fisioterapia respiratória são a remoção de secreções pulmonares em vista da limitação estrutural e funcional respiratória dos recém-nascidos, especialmente se doentes e/ou prematuros, o que reduz o trabalho respiratório destas crianças; otimizar a função respiratória de modo a facilitar as trocas gasosas e adequar a relação ventilação-perfusão; adequar o suporte respiratório; prevenir e tratar as complicações pulmonares; manter a permeabilidade das vias aéreas e favorecer o desmame da ventilação mecânica e da oxigenoterapia.
A fisioterapia motora também tem sua aplicação comprovada, sendo que, os manuseios terapêuticos, as mudanças de decúbito, as mobilizações, o posicionamento terapêutico entre outros recursos, trazem benefícios ao neonato, além de enfatizar o trabalho fisioterapêutico.
Os objetivos da estimulação sensório motora abrangem o desenvolvimento e o crescimento, a detecção precoce de desvios e busca de formas de prevenir e minimizar os problemas, procurando um desenvolvimento mais adequado, moldando a maturação neurológica, favorecendo o bem-estar físico e mental do bebê. Os padrões motores apresentam-se diferentes em recém-nascidos prematuros, com ausência, inconsistência ou anormalidade dos reflexos primitivos, podendo ainda existir assimetria em 01 ou mais membros. Estes desequilíbrios poderão interferir fortemente no controle de cabeça e do tronco, equilíbrio sentado, habilidades e coordenação bilateral, dificuldade de conquistar a linha média, atraso na marcha, podendo também afetar a imagem corporal e as habilidades exploratórias; por isso a importância de enfatizar a intervenção precoce da fisioterapia motora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário