quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Fisioterapia Gerontológica

As pessoas com idade acima de 60 anos, possuem características especiais em seu corpo e seu organismo e por isso são chamadas de “idosas”. Pensando nessas características, os profissionais da área da saúde começaram a perceber que o tratamento dado aos idosos também deveria ser especial. A fisioterapia não ficou para trás. E então começaram a surgir fisioterapeutas especializados em gerontologia.
O principal objetivo do fisioterapeuta que cuida do idoso é tratar-lo como um todo promovendo independência do idoso para as tarefas básicas e funcionais de vida diária, no intuito de minimizar as conseqüências das alterações fisiológicas e patológicas do envelhecimento, garantindo a melhoria da mobilidade e favorecendo uma qualidade de vida satisfatória.
A fisioterapia gerontológica começa com uma avaliação global e continua com um plano de tratamento que pode envolver treino de equilíbrio e de marcha, ganho de força muscular, flexibilidade, propriocepção, além de treino funcional como subir e descer escadas e rampas, virar na cama, sentar e levantar, transferir de uma cadeira para outra, e muitas outras condutas de acordo com as necessidades de cada idoso.
Assim, a fisioterapia gerontológica atua nos níveis preventivo e reabilitador garantindo a funcionalidade, a melhora da qualidade de vida e os benefícios de uma atividade física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário