quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Paralisia Facial

A expressão facial é uma das habilidades humanas mais importantes que existe. Os músculos da face são usados para sorrir, beijar, piscar entre outras funções.

Se você apresenta algum tipo de paralisia facial , com certeza deve estar bastante confuso e com muitas perguntas à fazer.
Causas mais comuns:
Existem as causas traumáticas, causas congênitas e infecciosas:

Traumáticas: por acidentes, cortes na face ou fratura de crânio. Considera-se traumática também a lesão do nervo por retirada de tumores que afetam o nervo ou estão próximos a ele. Por exemplo: tumores da glândula parótida e do nervo vestibulococlear, que é o nervo da audição e está próximo do nervo facial, no ouvido. Nas lesões tumorais, o aparecimento da paralisia é gradativo.
Congênitas: Por lesão do nervo no momento do parto. Neste caso são unilaterais. Ausência do nervo facial sendo nesta situação geralmente bilaterais.
Infecciosas: atualmente, a paralisia conhecida por choque térmico, ar, espontânea, ou paralisia de Bell está relacionada a um vírus.

PARALISIA FACIAL DE BELL

Quase 80% dos casos de paralisia facial são do tipo espontânea. Além da paralisia facial, dor na face ou atrás da orelha, distúrbio na sensação do gosto, zumbido e olho seco podem estar presentes. A paralisia facial pode ser, no início, incompleta e, em 50% dos casos, torna-se completa na primeira semana.
Primeiramente, é importante você ter certeza de que se trata de uma paralisia facial periférica e não uma paralisia facial central (“derrame”). Para isso, você deve procurar um médico o mais rápido possível. Após diagnosticado corretamente você será encaminhado para o tratamento fisioterápico.
No caso de uma Paralisia Facial Periférica, a recuperação pode ocorrer em um a dois meses. No caso de uma Paralisia Facial Central, o prognóstico é variável, mas sem não precisa entrar em pânico a maioria dos portadores desta patologia através de um tratamento fisioterápico correto se recuperarem completamente.

Eis alguns exercícios no tratamento fisioterápico da paralisia facial:






Um comentário:

  1. Gostei muito das imagens mostrando como deve fazer os exercícios, uma amigo meu estava fazendo fisioterapia pra corrigir sequelas da paralisia facial e era bem de acordo com os desenhos.
    Vlw aí pessoal.

    ResponderExcluir