quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Doença Arterial Coronariana


A doença arterial coronariana (DAC) ocorre quando os vasos sangüíneos que levam o oxigênio para o coração - as artérias coronárias - vão se estreitando (estenose), e diminuem até ficarem totalmente obstruídos. Este estreitamento é causado pela aterosclerose (placa de gordura na parede do vaso), ou pela agregação de plaquetas sobre uma dessas placas de gordura. Quando a obstrução se torna grave (40% de oclusão do vaso), a DAC pode causar angina (dor no peito) ou ataque cardíaco (infarto do miocárdio).

A DAC é uma causa freqüente de cardiomiopatia e, conseqüentemente, de transplante cardíaco. Ela é mais comum em homens do que em mulheres (antes da menopausa). O fumo, obesidade, diabetes mellitus, hipertensão, níveis elevados de colesterol, história familiar de DAC e falta de exercícios aumentam o risco da doença.

São vários os tratamentos a curto e longo prazo. Alguns profissionais da area da saude indicam, entre outros medicamentos, o ácido acetilsalicílico para prevenir ataques cardíacos. É importante lembrar que este tratamento só deve ser feito sob supervisão médica. A DAC de maior gravidade deve ser tratada com cirurgia, incluindo angioplastia (alargamento da coronária) e colocação de um desvio na artéria coronária obstruída (bypass ou ponte de safena). Aqueles que apresentam piora da doença, mesmo em tratamento clínico ou cirúrgico, são considerados candidatos ao transplante cardíaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário