quinta-feira, 13 de agosto de 2009

GRIPE SUÍNA OU GRIPE H1N1


O que é a gripe A.
É uma doença causada por uma das mutações (geralmente H1N1) do vírus Influenza A. É uma doença respiratória aguda altamente contagiosa, com morbidade alta, contudo, com mortalidade baixa (1-4% segundo dados da OMS) até agora.
Como ocorre?
O vírus se dissemina entre os porcos por aerossol da secreção respiratório destes pelo contato direto ou indireto. Eles podem ser infectados por vírus Influenza das aves, de humanos bem como de Influenza suíno. Os porcos podem ser infectados ao mesmo tempo por mais de um tipo de vírus, o que permite que estes se misturem. A infecção em humanos por Influenza suína pode ocorrer em casos isolados ou surtos. Esta doença pode surgir após contato da pessoa sadia com porco infectado ou de pessoa sadia com pessoa infectada. No entanto, neste momento não há qualquer confirmação de transmissão entre porcos e humanos. Assim, como na gripe comum, o contágio entre as pessoas se dá através de gotículas de saliva ao falar, espirrar ou tossir.
O que se sente?
Os sintomas lembram os sintomas da gripe. O individuo afetado pode ter inicio abrupto de febre alta associado à tosse, dores musculares e nas articulações ("juntas"), dor de cabeça, coriza, garganta inflamada, calafrios e, às vezes, vômitos e diarréia. A doença pode evoluir para falta de ar e insuficiência respiratória.
Como se evita?
Estes casos de gripe suína podem ocorrer em qualquer época do ano. Contudo, tem incidência maior no outono-inverno nas zonas temperadas do globo. Não há problemas em ingerir carne de porco ou produtos derivados dela (salame, por exemplo). Para as pessoas que lidam diariamente com porcos, recomenda-se a prática de uma boa higiene, essencial sempre em todo contato com animais, especialmente durante abate, pós-abate e manuseio para prevenir exposição a estes agentes de doença.
Para proteção pessoal devem ser utilizadas algumas medidas preventivas:
Se houver uma pessoa doente na mesma casa:
Evitar contato íntimo com pessoas que não estejam bem e que tenham febre ou tosse;
Lavar as mãos com água e sabão frequentemente e quando necessário;
Manter hábitos saudáveis como se alimentar corretamente, realizar atividades físicas e mantiver sono adequado.
Deve-se cobrir boca e nariz ao entrar em contato com o doente. Máscaras podem ser usadas com esta finalidade e depois dispensadas;
Não compartilhar utensílios como copos, toalhas, alimentos ou objeto de uso pessoal;
Manter os utensílios domésticos limpos;
As pessoas devem se manter atualizadas sobre o problema através de boletins da OMS.
A Fisioterapia atua na area da respiratoria melhorando seu desempenho e auxiliando o suscetivel a sua plena reculperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário